Mulheres no Setor Veterinário - Presente e Futuro da Ciência

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a IVC Evidensia decidiu partilhar algumas mensagens de incentivo transmitidas pelas nossas Médicas Veterinárias às suas futuras colegas, que em breve iniciarão a profissão.

Em celebrações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, a IVC Evidensia decidiu assinalar esta data, uma vez que o setor veterinário é maioritariamente ocupado por mulheres e a tendência é de crescimento.

 De acordo com o European Veterinary Survey de 2018 conduzido e publicado pela Federação Europeia de Veterinários (FVE), 58% do número total de médicos veterinários são mulheres e em Portugal, tal realidade demográfica não é exceção.

 Na IVC Evidensia Portugal também a predominância do número de colaboradores do sexo feminino nos nossos hospitais e clínicas veterinárias é mais que evidente, pois 75% do total de médicos veterinários são mulheres e 76,7% do total de colaboradores pertencem ao género feminino.

 No vídeo abaixo é com um enorme prazer que partilhamos os testemunhos da Dra. Joana Ferreira e da Dra. Rita Batista, ambas Diretoras Clínicas da Animal Vip, Centros Veterinários, da Dra. Ana Isabel Monteiro, Médica Veterinária Especialista em Oftalmologia no Hospital Vetoeiras, da Dra. Renata Pinto, Médica Veterinária no Hospital Veterinário da Póvoa e da Dra. Catarina Duarte, Diretora Clínica dos Clínica Veterinária de Vila Verde. 
Estas colaboradoras da IVC Evidensia decidiram prontamente transmitir uma mensagem com o objetivo de inspirar e incentivar as jovens estudantes universitárias e as recém-graduadas em início de atividade, a desenvolverem uma carreira gratificante e frutífera enquanto Veterinárias, independente de todos os obstáculos e contratempos com que se irão deparar.