Vetoeiras já conta com cem colocações de Prótese de Anca em cães

24 de outubro de 2022

A prótese total da anca é uma das cirurgias ortopédicas mais complexas e é encarada como a resolução definitiva para a displasia da anca.

Segundo o Dr. Luís Chambel, Diretor Clínico do Hospital Veterinário Vetoeiras, este procedimento exige maturidade, experiência e domínio da técnica cirúrgica ortopédica. Para que tal número fosse alcançado, o médico veterinário conta com uma equipa bem preparada e um ambiente cirúrgico exemplar com condições de assepsia perfeitas.
Trata-se de uma intervenção que exige preparação e investimento por parte dos médicos veterinários e dos tutores. Dada a morosidade e o caráter invasivo deste tipo cirurgia, torna-se indispensável garantir condições de excelência nas instalações dos CAMV e um trabalho multidisciplinar com uma equipa especializada e formada neste procedimento.
Luís Chambel, também coordenador dos serviços de ortopedia e neurologia do Vetoeiras, garante que esta técnica permite recuperar integralmente a articulação, permitindo a reabilitação total do membro, conduzindo desta forma à resolução definitiva da displasia da anca.
A colocação de prótese de anca em cão começou a ser desenvolvida na Vetoeiras em 2018 e de acordo com o Diretor Clínico até ao momento não foram registadas complicações. Por conseguinte o balanço é extremamente positivo e gratificante, pois a qualidade de vida destes animais melhora bastante devido à diminuição substancial da dor e à recuperação da mobilidade. 
 

Dr. Luís Chambel é formador convidado do Curso Total Hip Replacement

O elevado conhecimento e experiência desenvolvidos pelo Dr. Luís Chambel na técnica de colocação de prótese de anca foram alvo de reconhecimento internacional, do qual resultou o convite para para integrar o corpo de formadores do curso THR - Total Hip Replacement de Kyon.  A formação decorre nos dias 6 e 7 de Novembro em Cremona, Itália.

Um dos primeiros hospitais a juntar-se à IVC Evidensia Portugal

O Vetoeiras é membro integrante da IVC Evidensia Portugal desde o início de 2022. Além de se destacar pelo facto de ser um dos melhores centros europeus ao nível do serviço de Ortopedia, o Hospital Veterinário é uma referência não só para a região, como para Portugal por prestar todo o tipo de serviços.
 As salas de cirurgia estão equipadas com os aparelhos de anestesia e monitorização de última geração. Dispõem também de fluoroscópio, equipamento para endoscopia e artroscopia, microscópio cirúrgico, aparelho de faco emulsificação (cirurgia de cataratas), raio X digital, tomografia axial computorizada, sala de fisioterapia com passadeira aquática, equipamento de laser, ultrassons e electroestimulação.
O Dr. Luís Chambel partilha a direção clínica do Vetoeiras com o Dr. Rui Ferreira de Almeida que centra a sua atividade nas áreas Dermatologia, Cirurgia de tecidos moles e Medicina Interna.