João Araújo eleito presidente da EVECCS

terça-feira, 20 de junho de 2023

João Araújo, Diretor Clínico do Hospital Veterinário Bom Jesus, eleito Presidente da Sociedade Europeia de Urgências e Cuidados Intensivos Veterinários (EVECCS).

 

A eleição do Presidente da Sociedade Europeia de Urgências e Cuidados Intensivos Veterinários (EVECCS) decorreu durante o 20º Congresso Europeu Anual de Urgências Veterinárias e Cuidados Intensivos, que teve lugar no início de Junho deste ano no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. João Araújo, diretor clínico do Hospital Veterinário Bom Jesus, membro do Clinical Board do grupo IVC Evidensia Ibéria, será o representante máximo deste coletivo durante os próximos três anos.

 João Araújo licenciou-se em 2006 pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e pós-graduado em Imagiologia em Animais de Companhia desde 2007. Realizou o respetivo estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto, tendo depois integrado a sua equipa Médica de Urgências até ao ano de 2014. É frequentador assíduo de formações nacionais e internacionais na área de Urgências e Cuidados Intensivos em Animais de Companhia, sendo essa uma das suas paixões. Além disso foi por duas vezes voluntário em missões internacionais de apoio a animais errantes em África. Em 2016 foi eleito para o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários, no qual exerce funções de tesoureiro. Em 2021 o Hospital integrou o Grupo IVC Evidensia, altura em que João Araújo tornou-se membro do Clinical Board da IVC Evidensia Ibéria.  Após vários anos enquanto membro do General Board da European Veterinarian Emergency and Critical Care Society (EVECCS) e moderador frequente de palestras no Congresso Europeu de Urgências e Cuidados Intensivos, em 2023 foi eleito Presidente deste organismo.

 João Araújo encara esta nova etapa com um objetivo claro: Elevar o nível de cuidados médico-veterinários de urgências e cuidados intensivos em toda a Europa. “A escassez de profissionais, as disparidades de ensino na Europa e a necessidade de consenso em algumas práticas são os principais desafios neste momento”, afirmou o Presidente da EVECCS.