IVC Evidensia continua a expandir-se na região centro de Portugal
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Grupo Hospital Veterinário de Viseu é a última aquisição da IVC Evidensia Portugal, composto pelo primeiro hospital veterinário a surgir no concelho, pela AMIPET Viseu e pelos Polos HVV de Seia e de Oliveira de Frades.
A integração destes quatros centros veterinários reforça a presença da IVC Evidensia na região centro de Portugal, tornando aquele que é o maior grupo veterinário da Europa, num dos principais prestadores de cuidados de saúde animal nessa zona geográfica. Para Sergio López Silva, Country Manager da IVC Evidensia Portugal, “continuar a investir na região centro de Portugal é essencial para reforçar a nossa presença em todo o país e garantir que oferecemos o melhor serviço veterinário de norte a sul”.
Medicina veterinária com foco na inovação, excelência e proximidade com o tutor
Fundado em 2008, o Hospital Veterinário de Viseu sempre se pautou pela oferta diversificada de serviços prestados, pelo atendimento a todas as espécies e pela capacitação dos tutores através de conhecimento e formação sobre cuidados preventivos.
Entre as principais áreas diferenciadoras do HVV e que fazem dele o hospital veterinário de referência do concelho, destacam-se a cirurgia ortopédica e de tecidos moles, cardiologia, medicina interna, odontologia, endoscopia, animais exóticos e fisioterapia.
A excelência clínica resulta do forte compromisso do seu corpo clínico para com a saúde e bem-estar dos animais, o que justifica a sua permanente busca por formação contínua e atualização sobre os mais recentes avanços da medicina veterinária.
A atuação coordenada com a Amipet Centro Veterinário de Viseu e os Polos de Seia e Oliveira de Frades permite garantir o acesso a serviços veterinários tanto nas regiões mais remotas, como nas regiões com maior densidade populacional.
Aposta nas várias vertentes da medicina preventiva
No Grupo Hospital Veterinário de Viseu apesar da vasta oferta de especialidades veterinárias e elevada capacidade de resposta a um grande número de casos clínicos, a medicina preventiva desempenha um papel preponderante, que se faz sentir em diversas áreas de atuação.
Foi precisamente com esse propósito que a Amipet foi fundada em 2015, além de servir como centro veterinário com foco nos cuidados de saúde primários, as suas instalações oferecem também um Pet Hotel, um centro de treino animal e de formação para os tutores.
Nos centros do Grupo HVV acredita-se que tutores informados poderão proporcionar melhores cuidados e uma melhor qualidade de vida aos seus animais, e que a medicina preventiva além de prevenir doenças graves, permite reduzir custos associados aos tratamentos das mesmas.
Neste sentido, a colaboração estruturada entre os vários centros visa oferecer aos clientes um serviço completo, no qual os casos mais graves são referenciados para o Hospital Veterinário de Viseu e por sua vez, as clínicas satélites procuram focar a sua atividade nas várias vertentes da medicina preventiva. Tais vertentes incluem não só os cuidados profiláticos, como também programas de treino e ações de formação que possibilitam aprofundar o vínculo dos profissionais com os animais e respetivos tutores.
Contributo do GHVV na consolidação da IVC Evidensia Portugal
Segundo Sergio López Silva, “este investimento permite-nos estar mais próximos dos tutores e dos seus animais, garantindo um padrão homogéneo de qualidade e excelência em toda a rede IVC Evidensia Portugal”.
A aquisição do Grupo Hospital Veterinário de Viseu reforça a presença da IVC Evidensia na região centro do país, juntamente com o Grupo Animal Vip que integrou a Organização em 2022.
De acordo com o Country Manager, a coexistência destes dois grupos veterinários com forte presença no concelho visiense e nos municípios vizinhos, “permite-nos oferecer um serviço 360º aos tutores de animais de companhia, integrando a medicina geral, hospitalar e de especialidade, sempre com foco na excelência clínica e na colaboração entre equipas”. Na visão de Sérgio López Silva, a colaboração entre ambas as instituições, “permite-nos combinar sinergias, partilhar serviços e otimizar recursos”, garantido “cuidados mais abrangentes e coordenados aos nossos doentes”.